Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sobre a Igreja




De tempos em tempos surgem ideias mirabolantes para estimular a fé dos fieis e a dinâmica da igreja. Em meio a esta inquietação, habitualmente surge a pergunta: “o que podemos fazer para melhorar a igreja”? Na tentativa de responder a este questionamento, o que se observa é uma tentativa sociológica, pessoal e criativa para melhorar a igreja. Raramente temos um exame sério, profundo, diligente e corajoso da Escritura Sagrada para responder a pergunta “o que fazer para melhorar a igreja”?
Sempre que nos propomos a pensar sobre a igreja, deveríamos partir da Palavra de Deus e não da nossa limitada e distorcida capacidade. A coragem para responder qualquer questionamento jamais poderia encontrar outro terreno, senão o que advém da Palavra de Deus, mesmo que isso implique em apresentar uma contracultura, mesmo que seja uma contracultura contra a própria igreja evangélica.
No início da década de 90, surgiram os famosos congressos de avivamento no meio presbiteriano, com a intenção de estimular e incentivar a igreja. O mesmo aconteceu em outras igrejas com reuniões supostamente extraordinárias. Até hoje vemos nos jornais e nas propagandas os maus frutos deste tempo. “Grande concentração de Fé”, “Grande Campanha da Prosperidade”, “Avivamento Total”, “Grande Despertamento”, “Tempos de Novidades”, e outros títulos, são algumas das propagandas encontradas.
Entramos num período de “vale tudo” para estimular a fé, só não vale usar tão somente a Palavra de Deus, a Bíblia. Pode-se usar o óleo ou a água; acreditar em absolutamente tudo o que o líder disser; depositar todas as esperanças em algum método ou seguir qualquer um dos falsos apóstolos de hoje. Só não ouse ser exclusivamente bíblico, pois isso é um crime, uma verdadeira ofensa, pois dizem que isso é coisa do passado e que os tempos são outros.
De fato, vivemos em outros tempos. Tempos maus! E, portanto, este é exatamente o tempo para refletir com integridade o ensino da Escritura Sagrada, a Santa Palavra de Deus, nossa única e suficiente regra de fé e prática. Pão e circo (entretenimento) é o que muitos estão procurando.
O que poderíamos fazer para melhorar nossa igreja? Em primeiro lugar, aquietar o coração em adoração naquilo que já foi feito na cruz do calvário por nosso Senhor Jesus Cristo. Em segundo lugar, submeter o coração em descanso na bendita realidade da soberania de Deus. Em terceiro lugar, alegrar-se com as promessas de Deus para igreja e juntarem-se aqueles que bravamente testemunharam no passado com um testemunho adequado no presente. E ainda temos um espaço especial para a oração. Orar a Deus para sustentar a liderança e levantar outros a permanecer fiéis, sendo você mesmo um destes fiéis.
Quando Jesus Cristo retornar, não pedirá um relatório das atividades criativas, nem de quantos shows foram produzidos; também não pedirá contas dos nossos planos estratégicos, mas buscará e achará exclusivamente aqueles que permanecerem fiéis.
“Venho sem demora. Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3.11.

Nenhum comentário: