Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








sexta-feira, 16 de julho de 2010

Salmo 23 e o contentamento cristão.


O Salmo 23 é um dos salmos mais belos, mais lembrados, mais decorados. Entretanto, constata-se que muitos cristãos se limitaram a decorar o salmo 23 somente pelo primeiro versículo. De fato, o primeiro versículo é muito importante, com toda certeza, mas o Salmo 23 tem mais 5 versículos e todos eles formam uma estrutura extraordinária para a vida cristã. Pessoalmente qualificaria o famoso Salmo 23 como um retrato de uma autêntica vida cristã.
O que seria da nossa vida se não conhecêssemos o Senhor exatamente como ele é, ou seja, Senhor! Seríamos nossos próprios donos e senhores do nosso destino? Isso soaria maravilhoso para alguns, mas, para aqueles que já desfrutam da preciosa comunhão com o Deus Altíssimo, absolutamente nada se compara ao privilégio de conhecer e servir a Deus entendendo que ele é Senhor.
Vejamos uma incoerência, dentre muitas outras, da vida cristã. O Salmo 23 é um dos salmos mais conhecidos e um dos salmos mais esquecidos. O fato de alguém saber recitar o primeiro versículo não significa que tal pessoa conhece o que está dizendo.
Quantos cristãos vivem uma eterna insatisfação em praticamente todas as áreas da vida? Para estes, sempre falta alguma coisa. Sempre alguém deve ser culpado por suas inquietações. Seu semblante é sempre tristonho. Sua perspectiva de vida sempre pessimista. Sempre agitado de um lado para outro, como se estivesse numa montanha russa desgovernada. Quantos estão atrás de “coisas novas” porque as “coisas velhas” não funcionam?
Eis a Palavra do Senhor, ressoando como poderosa trombeta aos ouvidos surdos de uma geração inquietante, proclamando: “O Senhor é meu (seu) pastor; nada me faltará.” O insensato insiste em dizer que falta. O verdadeiro cristão sabe que não faltará, pois Deus assim o disse em sua Palavra. Ainda que as piores coisas aconteçam, ainda que enfrentemos inúmeras dificuldades ou mesmo os nossos próprios pecados, ainda assim, temos a bendita realidade celestial declarada na Palavra de Deus e nada nos faltará, pois Deus estará conosco. É por isso que nada nos falta, pois Deus é Todo Poderoso para suprir todas as nossas necessidades, ou corrigi-las, em Cristo Jesus.
Há sempre um manancial de esperança para o verdadeiro cristão, uma vez que ele descansa em Deus. Há sempre muitas razões para alegrar-se e louvar a Deus, pois ele tem sido bondoso em todo tempo.
Muitos cristãos atribuem maior peso e significado aos problemas e dificuldades momentâneas, esquecendo-se que temos sempre muito mais para estarmos alegres do que tristes. O SENHOR É NOSSO PASTOR! Isso deveria bastar para aquietar nosso coração.
Eleitos do Senhor, ainda não perceberam que a principal mensagem do salmo 23 não são os pastos verdejantes? A principal e bendita mensagem é que, seja em pastos verdejantes, seja no vale da sombra da morte, Deus estará conosco! Jamais seremos órfãos (João 14.18). E pelo fato de Deus estar conosco, poderemos também afirmar que “bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”

Nenhum comentário: