Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








domingo, 25 de janeiro de 2009

O que existe de especial no Domingo?


Como o cristão deveria utilizar o domingo? Essa pergunta é importante pelo fato de que muitos em nossos dias não sabem o que fazer no dia de domingo. Alguns acham que não há nada de especial neste dia. Outros acham que o domingo é um dia como outro qualquer. E há aqueles que entendem que o domingo é um dia santo como todos os outros dias deveriam ser santos.
Quantos cristãos verdadeiros gastam o domingo vendo televisão o dia inteiro; outros gastam o domingo dormindo o dia inteiro; outros gastam o domingo inteiro com atividades domésticas ou passeios.
Reconheço a dificuldade dos nossos dias. Quantas famílias só podem estar juntas e desfrutar de alguma atividade em comum no domingo. Entretanto, podemos e devemos observar alguns princípios bíblicos para melhor aproveitar o domingo, segundo a orientação bíblica.
Em primeiro lugar, o domingo deveria ser observado como dia de descanso, um dia para revigorar o corpo. O professor Dr. Verna Wright, da Universidade de Ledds, escreveu um livrete sobre a importância desse dia especial de descanso em cada semana. Do ponto de vista médico, ele observa que as várias funções do corpo, tais como a temperatura e a concentração de substâncias químicas no sangue cumprem um ciclo de 24 horas – o que os médicos chamam de ritmo circadiano; além disso, há perigos mentais e físicos para aqueles que insistem em ignorar o bendito plano de descanso para o homem.
Em segundo lugar, o domingo deveria servir de recordação de que Deus é o Criador e Redentor (Êx. 31:17 – Dt. 5:15). Essa é uma maneira muito eficaz no exercício espiritual que deveria ser praticado por todos os cristãos verdadeiros.
Em terceiro lugar, o domingo deveria servir para renovar a esperança a respeito do céu. Isso se torna mais evidente no Novo Testamento, especialmente no texto de Hebreus 4, fazendo referência a Gênesis 2.2 e ao Salmo 95.11, quando a advertência é lembrada: “Não entrarão no meu descanso” e na continuação do verso 9, o autor fala sobre o repouso para o povo de Deus. Assim, poderíamos ter nosso coração cheio da esperança do lar celestial e como conseqüência haveria menos espaço para as tristezas destes dias maus.
Em quarto e último lugar, o domingo deveria ser um dia de adoração e de fortalecimento da alma. Aqui temos a lembrança de que na antiga aliança, o próprio sábado judaico era também para adoração (Nm. 28:9-10).
Se entendermos corretamente esses princípios, ou seja, descanso, lembrança de Deus como Criador, esperança e adoração, e houver esforço em cumpri-los, estaremos mais próximos de guardar o domingo como um dia especial para a Igreja de Cristo.


Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: