Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








sábado, 8 de novembro de 2008

Marcas do verdadeiro arrependimento.


Uma das marcas da verdadeira conversão é sem dúvida alguma o fruto do arrependimento. Antes de sermos alcançados pela graça bendita de Jesus Cristo, andávamos segundo a nossa própria vontade, satisfazendo os desejos do coração (Ef. 2:3). Entretanto, uma vez alcançados pelo amor de Jesus Cristo, somos transformados segundo a eficácia da Sua vontade sobre nós, sendo habilitados a colocar-nos em segundo plano, ou seja, somos habilitados pelo Espírito Santo de Deus a negar-nos a nós mesmos (Mt. 16:24). Este ato (negar-se a si mesmo) seria impossível de ser feito antes da atuação especial e única do Espírito Santo.
Uma vez que o Espírito de Deus se move agora em nossos corações, nos ajudando a cumprir a vontade do Pai por meio dos ensinos abençoados de Jesus Cristo, somos convocados a viver segundo a Sua Palavra.
Uma das provas inequívocas desta nova vida é a capacidade proveniente do Espírito Santo de produzir em nós o verdadeiro arrependimento. Há pelo menos duas marcas inquestionáveis do verdadeiro arrependimento. O primeiro envolve o reconhecimento de ofensa contra Deus e contra o pacto que ele fez com seu povo (Sl. 51:4). O segundo envolve um afastamento do pecado! Arrependimento é voltar-se para as graciosas promessas e provisões do pacto. Todos os recursos espirituais estão à disposição dos verdadeiros cristãos.
O verdadeiro arrependimento é acompanhado de uma nova atitude em relação ao pecado, tanto quanto é acompanhado de um despertamento responsável em relação a si próprio. O verdadeiro arrependimento é a negação de velhos costumes, de velhos atos da velha natureza corroída e contaminada pelo pecado.
Hoje em dia enfrentamos duas classes de cristãos. Uma que diz arrepender-se, entretanto, não se pode aferir tal arrependimento pelas práticas da justiça e das orientações já mencionadas acima. O arrependimento é verbal, sem proveito prático, quer a falta tenha sido contra Deus ou contra o próximo. O segundo grupo é formado por aqueles que nunca se arrependem. Afirmam que não se arrependem porque não “sentem vontade”. Agindo assim, negam a eficácia do ministério do Espírito Santo que convence o pecador (João 16:8).
O convite é para que possamos usar os recursos espirituais provindos da Palavra de Deus e busquemos uma vida mais santa, mais séria, mais dinâmica e mais piedosa. O arrependimento aplicado em nossos corações pelo Espírito de Deus impedirá que os desgastes da vida e as lutas em meio às inúmeras tribulações contaminem nosso coração.
A certeza de que chegaremos santificados no final da nossa jornada, é que o próprio Senhor Jesus intercede por nós. E nossa responsabilidade neste mundo, é adorá-lo em todos os momentos da nossa vida, apresentando marcas constantes de um verdadeiro arrependimento bíblico.


Jean Carlos Serra Freitas

4 comentários:

Unknown disse...

Jean, ótimo esse artigo!!!
Arrependimento do cristão está ligado a mudança que não envolve somente integridade e sim santidade.
Abração.
Sarita.

Anônimo disse...

Sarita... é verdade. Integridade só é sustentada pela santidade que o nosso Deus nos proporciona. Abração e Deus abençoe sua vida, do Renato, da Lalá e da Manuela.

Alberto Sperber disse...

E aí, Jean. Muito bom o texto.
Tenho estudado as cartas às Igrejas do Apocalipse e outros textos bíblicos e a mensagem do evangelho, puro e simples, é esta: Arrependimento.

Está muito bom o blog. De vez em quando eu visito.
Continue postando mais coisa aí.
Um forte abraço.

Jean Carlos Serra Freitas disse...

Grande Alberto... (grande mesmo...rs) Fico muito feliz com seu comentário. Obrigado pela atenção. Vindo de vc é mesmo um elogio.
Abração