Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sobre o Espírito Santo



Na confusão de idéias da nossa geração e no frágil conhecimento bíblico que a comunidade evangélica apresenta, vemos resultados lastimáveis e preocupantes sobre o entendimento acerca da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo de Deus.
Invariavelmente, os cristãos influenciados pelo pentecostalismo e neo-pentecostalismo associam o Espírito Santo somente como aquele que capacita o cristão a falar em “línguas estranhas”, a ter “visões”, ou, na “expulsão de demônios”. Portanto, a atividade do Espírito Santo se distancia cada vez mais do propósito revelado na Palavra de Deus.
Nestes dias de caos, de doenças da alma, é urgente olharmos para as santas instruções da Palavra de Deus. Vejamos então o que a Bíblia diz sobre a atuação do Espírito Santo: Em primeiro lugar, podemos observar claramente, a partir do texto de Gênesis 1, sobre a narrativa da criação, que o Espírito Santo é o responsável pela ordem, pela harmonia da criação. Em segundo lugar, já nas páginas do novo testamento, o Espírito Santo é mencionado por Cristo como aquele que consola: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;” (João 15: 26). E mais: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João 14: 26). O ensino de Jesus é claro, ou seja, consolo do Espírito Santo e os ensinos de Jesus caminham juntos.
O Espírito Santo que promove a ordem no universo estabelece também a ordem e a harmonia no coração dos eleitos de Deus. O mesmo Espírito que consola os crentes em Cristo é o que faz lembrar os ensinos do Mestre. Portanto, há uma íntima ligação no ato bendito de consolo do Espírito Santo com o ensino de Cristo. E o próprio Senhor Jesus afirmou: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (João 14:21). É impossível ao verdadeiro servo de Deus obedercer, amar e se esforçar para seguir os ensinos de Jesus e não se alegrar profundamente pelo fato de estar em harmonia com Cristo. Ora, sabemos que o Espírito Santo é o responsável pela harmonia, e, sendo assim, jamais acontecerá de um verdadeiro servo de Deus ser consolado, sem que o Espírito Santo, de alguma maneira, aplique o ensino de Cristo ao seu coração. O Espírito Santo consola o cristão por meio da aplicação do ensino de Jesus, por meio da aplicação da Palavra de Deus.
O Espírito Santo consola tão somente por meio do ensino, da correção, do regozijo, das promessas e da aplicabilidade do que está registrado na Palavra de Deus. E, podemos fazer nossa alma sossegar, pois o mesmo Espírito Santo que consola é aquele qualificado pela Palavra de Deus como “Espírito de Cristo” (Rm. 8: 9).
O papel central do Espírito Santo consiste em revelar a Cristo e unir-nos a ele e, tal cuidado demonstra verdadeiramente o quanto Deus nos ama, o quanto Cristo se preocupa conosco e o quanto o Espírito zela por nós. Bendito seja o Senhor!

Reverendo Jean Carlos Serra Freitas

Nenhum comentário: