Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Combatendo a Frieza Espiritual


Quero compartilhar com vocês sobre algo que tem me preocupado muito. E, apesar de parecer uma contradição de termos, é evidente que a frieza espiritual é um mal que permeia o coração de muitos cristãos. E esse mal precisa ser diagnosticado e combatido. E não ousamos aplicar os conceitos seculares de “bem-estar”, pois temos as santas instruções da Palavra do nosso bom Deus. Deveríamos entender por que, ou, qual a razão deste abatimento de alma. E, se pudermos responder sinceramente, estaremos muito próximos de deixar a frieza espiritual para trás e nos alegrarmos em Deus verdadeiramente.
Quando as circunstâncias da vida estão em desacordo com o que almejamos, nosso coração inicia uma rebelião silenciosa e discreta. Não nos conformamos com o andamento da vida! Rebelamo-nos contra aquilo que não se harmoniza com nossas vontades!
Segundo o conceito dos nossos tempos, uma pessoa é espiritualmente fria porque não bate palmas, ou não fala “línguas de anjos”, ou não tem “novas revelações”, ou não dança no culto! Entretanto, devemos lembrar que frieza espiritual é quando o cristão perde sua alegria no Deus Altíssimo; é quando tal alegria não se sustenta somente pela presença de Jesus Cristo; é quando a vida é abruptamente sacudida pelas dificuldades naturais, pelas tribulações, e não sai da boca do cristão “um cântico novo” (Sl 98: 1), porque o coração não está repleto de Deus, afinal, “a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12:34).
O apóstolo Paulo pode nos ajudar a resolver este problema de frieza espiritual. Vejamos o que diz o texto da carta aos Efésios 3: 14-19: “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”
O texto nos ensina que nosso homem interior precisa estar fortalecido, mediante a atuação do Espírito Santo de Deus, pois, sem a plenitude do Santo Espírito de Deus, não ficaremos maravilhados com a grandeza de Deus ou com o amor de Jesus Cristo.
O que precisamos como crentes e como Igreja, não é de mais “animação”. Precisamos mais de Cristo e de Sua Palavra. O que precisamos não é que alguém nos “entenda em nossa carnalidade” e compartilhe da mesma frieza. O que precisamos é de uma verdadeira vida de fidelidade e de submissão a Deus e sua Palavra.
Precisamos entender que se não houver alegria plena, única e exclusiva em Cristo, todas as outras coisas nunca servirão, nunca serão boas o suficiente para agradar o coração de alguém que não se alegra, não se contenta em Deus e não busca fortalecer o homem interior, mediante atuação do Espírito Santo de Deus.
Que a plenitude de Deus (Ef. 3:19c) possa alcançar você neste dia para que a sua alegria seja plenamente ouvida numa vida adoração.

Jean Carlos Serra Freitas

4 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente muito bom!!!!

Fábio Henrique disse...

Rev. quando povo da aliança entender, que na presença de Deus há plenitude de alegria, então a postura será outra. Não podemos esquecer, que a frieza é fruto dentre outras coisas, do secularismo. Que Deus nos ajude, e mantenha nosso coração aquecido, pelo poder do Espírito Santo e fé nas promessas do Deus Fiel.

Lic. Fábio Henrique

Anônimo disse...

Veio muito ao encontro do meu coração, estou aqui sentindo um vazio e frieza espiritual, não sabia mais o que fazer.

Flávio M. Bertolasi disse...

palavra excelente eu sinto em algumas fases da vida essa frieza e luto contra ela,ñ é fácil quando vc sente o desejo de se isolar das pessoas pois existe uma exaustão dos relacionamentos; recorro sempre ao Senhor e sua palavra me sustenta pois ñ sinto vontade de me relacionar pois o contacto com as pessoas trazem problemas ñ confio nas pessoas e aí fica difícil compartilhar minha vida!!!