Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








quinta-feira, 15 de abril de 2010

Piedade Cristã Biblicamente Orientada



Ao longo das últimas décadas a igreja sofreu e continua sofrendo ataques mais perigosos do que os exércitos romanos em dura perseguição contra a igreja de Cristo. Os métodos de engano são mais sutis, são mais ardilosos, são mais cativantes ao crente desavisado e despreparado para “...responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós (nós)...” (I Pedro 3:15).
Um alvo desta degeneração da vida cristã é o entendimento popular do que é a piedade cristã. Hoje em dia o piedoso é identificado pelos olhos lacrimejantes, um ar de sofrimento no rosto e um tom de conversa mansa e supostamente humilde. Ora, muitos têm usado deste artifício para enganar igrejas, para seduzir e atrair muitos para ensinos distorcidos contra a Palavra de Deus, bem como para causar grandes discórdias entre irmãos. Piedade não é isso!
Piedade tem a ver com conhecimento de Deus. Um homem piedoso é um profundo conhecedor de Deus e de Sua Palavra. Um homem piedoso não se deixa enganar pelas seduções baratas ou bem arquitetadas, pois seu coração pertence a Deus. Um homem piedoso não se intimida diante da necessidade de professar e defender a fé bíblica. Um homem piedoso não barganha favores, nem se alia aos que estão em desacordo com a Palavra do Senhor.
O Livro dos Salmos é um exemplo extraordinário e urgente para quem deseja saber o que é piedade. É impossível alguém ser piedoso sem o conhecimento de Deus, segundo revelado na Escritura Sagrada.
Veremos brevemente como é a verdadeira piedade bíblica no Salmo 103. O homem piedoso adora a Deus intensa e constantemente (vrs.1 e 2);
A verdadeira piedade identifica a bendita realidade do perdão em Deus (vrs.3 a 5); A verdadeira piedade reconhece, descansa e se alegra no fato de Deus ser justo (vrs. 6); a verdadeira piedade nos proporcionará vislumbrar o bendito fato de Deus ser misericordioso para conosco (vrs. 7 a 11); a verdadeira piedade se alegrará pelo fato de que nosso Pai celestial afasta de nós as nossas transgressões (vrs12); a verdadeira piedade reconhecerá em todo tempo que Deus é o Pai por excelência e que este Pai não pode ser enganado pois ele conhece a nossa estrutura melhor que qualquer um (vrs. 13 e 14); a verdadeira piedade saberá que nossos dias aqui nesta terra são breves, e que por isso mesmo, deveríamos dedicar-nos mais a Deus, pois ele mantém sobre os que o temem a sua misericórdia (vrs.15 a 18); a verdadeira piedade saberá que Deus continua reinando sobre todas as coisas, inclusive sobre a nossa história de vida e que nada poderá atrapalhar aquele que reina soberanamente (vrs. 19); e por fim, a verdadeira piedade encontrará sempre inúmeras razões para bendizer a Deus, e convidará outros a fazerem o mesmo (vrs 20 a 22).
Piedade sem conhecimento de Deus é engano de satanás e loucura de uma falsa vida cristã.
Deus nos livre de tal abominação!

3 comentários:

Rogério disse...

Muito bom seu texto. Esclarecedor mesmo. Vc até deu uma pista para quem quiser pregar no salmo 103 hehe.

Anônimo disse...

gostei do seu texto. posso usá-lo?
Meurício

Jean Carlos Serra Freitas disse...

Todo texto do blog pode ser usando, fazendo uso da devida citação.
Grato pela visita.