Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








terça-feira, 22 de julho de 2008

Para onde iremos?


Para onde caminha a igreja evangélica? Você já parou para pensar nisso? Afinal, nas últimas décadas, muitas mudanças aconteceram no mundo evangélico, e nem todas as mudanças foram boas.
Vejamos, resumidamente, algumas novidades que surgiram ao longo desses anos: na década de 70 surgiu a “unção do dente de ouro”, e esta passou a ser uma marca de espiritualidade. Obviamente, como acontece com todo modismo, essa heresia passou, e os seus defensores fizeram de conta que nada aconteceu. Na década de 80 mais uma novidade, ou melhor, algumas novidades: o surgimento de novas igrejas (neopentecostais); a ênfase no falar em línguas estranhas (novamente uma nova e estranha marca de verdadeira espiritualidade) e algo que parece ter passado despercebido pela observação crítica: os chamados cânticos de guerra grassaram em praticamente todas as igrejas, entretanto perderam espaço e sua empolgação diminuiu. Na década de 90 surgiu o tal do movimento “G12”, cuja origem, segundo seu próprio fundador, veio do céu, diretamente de Deus, numa “revelação exclusiva a ele”, para dar à igreja uma nova diretriz, uma vez que, segundo o fundador do G12, a “igreja falhou em seu propósito de proclamar o evangelho”!? Mais recentemente, surgiu a “visão-revelação” de que o mundo seria alcançado não mais pela pregação do evangelho (exposição bíblica), mas pelos “ministérios de louvor e adoração”. Por isso, muitas igrejas estão abdicando da excelência da pregação para ter mais tempo de cantar e, assim, cumprir a revelação de que “o mundo será alcançado por meio do louvor”.
Para onde pretendem levar a igreja com tantas novidades a cada nova década inaugurada? Raramente vemos algum pregador mais famoso condenar esses abusos. Raramente vemos os líderes das denominações se pronunciar como verdadeiros “atalaias”, alertando o povo de Deus de que tais crenças e modismos não fazem parte do verdadeiro evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.
O apóstolo Paulo, ao escrever aos coríntios, deixou absolutamente claro que não estava na dependência de modismos carnais, fantasiosos e corruptos para o bem-estar da Igreja, antes, dependeu e confiou plenamente na verdadeira mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 2.1-5).
A igreja evangélica não deveria estar em busca de novidades para seu progresso e crescimento, antes, deveria buscar resgatar as verdades eternas já reveladas na Palavra de Deus, sendo esta suficiente para o amparo da Igreja contra a sedução do mundo e as armadilhas de Satanás.
Lembro-me de algumas histórias de colportores que desbravaram o Brasil, ora distribuindo ora vendendo Bíblias. E faziam isso não para ficar ricos, enxergando um bom “negócio”, antes, a sua motivação era a consciência da urgência de anunciar e divulgar a verdadeira Palavra de Deus. Homens simples, outros muito cultos com um só propósito, divulgar a Palavra de Deus.
O profeta Habacuque ficou alarmado em razão do declínio moral e espiritual de Israel revelado pelo próprio Deus (Hc 3.2); também estou alarmado. Tenho visto homens e mulheres (especialmente líderes religiosos) mais preocupados com o bem-estar pessoal, com o status, com a promoção pessoal, com o domínio político do que com o avanço do Reino de Deus.
Neste mundão, a música gospel é um capítulo nada agradável. O cenário musical “gospel” está repleto de gente produzindo música de qualidade duvidosa, letras imorais referentes ao Senhor Jesus, heresias cantadas doutrinando a igreja e, pior de tudo, recebendo prêmios e aplausos do povo evangélico! Aonde iremos parar com tudo isso?
Temos de continuar o trabalho de nossos antepassados! Proclamar a Palavra de Deus, honrá-lo em todas as circunstâncias da vida, negar-nos diariamente em favor de Jesus Cristo e cultuá-lo em espírito e em verdade! Devemos resgatar e anunciar enfaticamente as doutrinas da graça, lembrar a toda a Igreja a bendita doutrina da Soberania de Deus, a excelência da Autoridade e Suficiência da Bíblia, a realidade bendita, única e suficiente da obra de Jesus Cristo na cruz do calvário e a necessidade urgente de anunciar as boas-novas do evangelho integralmente, anunciando a verdade sobre o céu e o inferno.
Para onde iremos? Ainda que o cenário não seja nada agradável, humanamente falando, quero responder a essa indagação lembrando as palavras que se encontram na carta de Judas 3: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.”

9 comentários:

Unknown disse...

REV:JEAN ,MINHA ORAÇÃO É QUE DEUS CONTINUE ABENÇONDO RICAMENTE SUA VIDA COM A MENTE DE CRISTO, ONDE CAMINHAR PARA O ALVO É O MAIOR ENTERESSE DE CRISTO AQUI NA TERRA PARA QUE SUA IGREJA ALCANCE UM PURO E VERDADEIRO SENTIDO DE EXISTIR. PROCLAMAR O EVANGELHO DE FORMA SIMPLES ATRVES DA BÍBLIA E SOMENTE POR ELA , A QUAL NOS FOI DEIXADA A SEGUIR.
E OS HOMEMS POSSAM SE ESVASIAR DE SI PRÓPIO, AINDA HÁ TEMPO.
PARABÉNS POR SUA POSTURA, FÉ E CONTINUE SENDO UM ATALAIA AQUI ON-LINE E ONDE O SENHOR O ENVIAR.
ABRAÇO.MISS. NILZA NONATO

Unknown disse...

valeu pela menssagem, hj vivemos em um mundo que a religia é puramente uma comodidade, acreditamos naquilo q nos convém.
a igreja precisa voltar à origem à escritura.
um grande abraço

Unknown disse...

Olá Rev. Jean! REalmente tenho grande preocupação com está área na igreja.
Aqui em Porto Alegre temos diverssos problemas nessa área; falta de maturidade, falta de respeito, falta se submissão à liderança pr parte do músicos e querem cantar quaquel "musiquinha" dizendo ser bênção, não conhecem ou fazem de conta ignorando toda teologia e conteúdo das tais musiquinhas.
Oremos e lutemos incansavelmente para que isso não cresça em nossas igrejas.
Fraterno abraço.
Pr. Edvaldo/Porto Alegre

Milton Jr. disse...

Graaande camarada,
Parabéns pelo primeiro post. Muito oportuno, sobretudo em dias que os ouvidos se fazem de surdos para a proclamação fiel da Palavra.
Bem-vindo ao mundo dos blogs.

Grande abraço,

Milton Jr.
www.mentecativa.blogspot.com

Anônimo disse...

Graça e Paz Companheiro...

Realmente temos passado um tempo difícil na igreja evangélica brasileira. Esse evangelho fácil, que não exige mudança de vida e que busca em primeiro lugar o seu bem estar não encontra respaldo nas Sagradas Letras. Esse "mundinho gospel" onde as pessoas frequentam a igreja e não resplandecem a luz do evangelho em nada se parece com o Reino de Deus expresso na Bíblia Sagrada.
Que o Senhor continue o abençoando na tarefa de escrever mensagens edificantes como essa.

Jean Carlos Serra Freitas disse...

Aos que já postaram seus comentários, muito obrigado.
Ajudem a divulgar esse blog bem como outros que estão comprometidos com a fé reformada.
Abraço a todos.

Anônimo disse...

Oi irmão é com muita honra e satisfação que sem querer descobri que vc tem um blog, li sua matéia e achei ótima pois assim ficarei sempre inforamada do que está acontecendo no mundo pois por não ser minha área ficamos muito restrito ainda mais que estamos sem pastor, mas já tem um pretendente que virá em outubro quando tiver o nome falo com vc.

Continue nos orgulhando
Amamos vc

Anônimo disse...

Rev. Jean, fico feliz pelo excelente artigo. Creio que todos nós precisamos ser mais firmes em relação a nossas posturas doutrinárias, não negociando príncipios em nosso exercício pastoral. Fique firme e continue, escrevendo para a Glória de Deus.

Anônimo disse...

Com certeza este é mais um artigo de grande importância publicado neste blog.

Um abraço fraternal e fique na Santa Paz!!!