Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cegueira espiritual




A teologia da prosperidade sempre cativou inúmeras pessoas, exatamente pela proposta de sanar todos os problemas, ou seja, riqueza, saúde e bem-estar. Esta teologia surge nos Estados Unidos da década de 40, mas somente na década de 80 ela chega ao Brasil. Mas é a partir da década de 90 que ela ganha fôlego e creio que hoje vivemos o ponto mais alto desta heresia. Num primeiro momento, a igreja brasileira soube resistir aos encantos desta aberração teológica que produziu marcas antibíblicas para autenticar a ação do Espírito Santo na vida das pessoas.
Como explicar a atual situação em que tal abominação ganha cada vez mais espaço? Penso que a proposta vai além de simplesmente ajudar a conquistar coisas, antes, estabelece prioridades ao coração humano. A teologia da prosperidade bem que poderia ser chamada de “teologia da vontade humana”, afinal, é exatamente isso que ela estabelece e contempla, a vontade humana sobre as questões da vida, sejam elas riqueza, saúde ou bem-estar. E o que está em evidência não é a necessidade material, mas o desejo do coração rebelde.
Recorrer ao ensino da Palavra do Senhor é sempre o caminho mais seguro. Aprendemos em Mateus 6.21: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Percebemos que o coração de muitos que estão na igreja ao está em Deus mas sim, está em si mesmo. O disfarce é a riqueza, a saúde e o bem-estar, mas a realidade é uma idolatria de si mesmo, e esta é a verdadeira e preocupante cegueira espiritual. Outro importante ensino é a maravilhosa declaração de Asafe no Salmo 75: “Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra”. Entretanto, muitos estão cegos a esta bendita realidade. Não se contentam em Deus, antes, necessitam de ter o desejo irrefreável do coração satisfeito, e isso a qualquer custo.
Muito se escreveu sobre cegueira espiritual e como devemos fazer para deixar tal cegueira. Ora, isso não é matéria de mérito pessoal, antes é uma matéria que envolve a fé bíblica. Não é fé que poderemos ou faremos, mas é fé no redentor Jesus. Fé nas obras que ele fez. Fé na maravilhosa, perfeita e suficiente obra de salvação, ou seja, fé no autor e consumador da fé, Jesus Cristo (Hebreus 12.2). Pois somente a fé genuína receberá o santo ensino da Palavra de Deus e será por ele devidamente educado, corrigido e exortado a permanecer fiel, ainda que “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3.17 e 18)
Cegueira espiritual está intimamente ligada a rebeldia, pois, o cego espiritual vê a bondade do Senhor, sabe que ele está no controle de todas as coisas, sabe que Deus é justo juiz (Salmo 7.11), entretanto, pela cegueira espiritual (rebeldia), ignora todos estes preceitos, ignora esta bendita realidade, e, por fim, não descansa nos retos caminhos do ensino bíblico, pois tem de satisfazer sua própria vontade em detrimento da Palavra do Senhor.
Não é prudente, não é santo e não é recomendável que os cristãos verdadeiros procedam assim.
O que importa não é a nossa vontade satisfeita, antes importa que a vontade de Deus, mesmo contrariando nossa vontade, prevaleça em nosso coração, norteando nossas decisões.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Polvo espertalhão

Encontrei esta imagem no blog do meu amigo Helio Angotti, o qual recomendo.
Grande abraço a todos.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pt e Farc - Ligações perigosas, somente para o Brasil.


Acabei de ler o insulto do Ministro Paulo Bernardo contra o candidato a vice de José Serra,Indio da Costa (DEM-RJ), chamando-o de idiota.
A suposta idiotice de Indio da Costa (DEM-RJ), foi simplesmente declarar o que todos já sabem há muito tempo, ou seja, a cooperação entre Farc e PT.
Segue a notícia:

"Bernardo: Indio da Costa 'se comporta como um idiota'
Ministro do Planejamento classificou o candidato a vice-presidente de José Serra de 'despreparado'
Agência Estado | 19/07/2010 14:03
Mudar o tamanho da letra: A+ A-
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, criticou hoje as declarações do candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), Indio da Costa (DEM-RJ). Em entrevista ao portal do PSDB, Indio da Costa associou o PT às Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico.

"O comportamento desse rapaz mostra que ele não está preparado. É uma pessoa despreparada", criticou Bernardo. "E é ruim para o candidato da oposição colocar uma pessoa que se comporta como um idiota, porque, francamente, o comportamento dele é de idiota."

Questionado se é o caso de interpelar judicialmente o candidato, o ministro disse que sim. "Acho que é. Mas como eu não respondo pelo PT, isso tem que ser resolvido lá nas instâncias partidárias", disse Bernardo, que participou da cerimônia de assinatura da medida provisória (MP) que facilita o financiamento para obras de infraestrutura para a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016."
link para conferência: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/bernardo+indio+da+costa+se+comporta+como+um+idiota/n1237722842655.html

Vontando a comentar o assunto: Perceberam que o Ministro desqualifica Indio da Costa, entretanto, em momento algum ele o chama de mentiroso.
Essa é a mentalidade dos dementes. Hoje, falar a verdade é ser idiota!
Isso parece indicar algo positivo no cenário político. Como este meio já está pra lá de podre, qualquer boa notícia soa como uma boa luz no fim deste túnel macabro que o PT deseja enfia o Brasil e os brasileiros.
Deus nos livre disso e do PT.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Confrontando a Pós-Modernidade

Vi este vídeo no blog Resistência Protestante e, pela importância da mensagem, resolvi postar aqui também.

Os roteiristas do seriado norte-americano ER (Plantão Médico) tiveram um momento de grande lucidez ao criarem uma cena em que um médico à beira da morte é aconselhado por uma capelã "evangélica" pós-moderna. Assista agora:



Salmo 23 e o contentamento cristão.


O Salmo 23 é um dos salmos mais belos, mais lembrados, mais decorados. Entretanto, constata-se que muitos cristãos se limitaram a decorar o salmo 23 somente pelo primeiro versículo. De fato, o primeiro versículo é muito importante, com toda certeza, mas o Salmo 23 tem mais 5 versículos e todos eles formam uma estrutura extraordinária para a vida cristã. Pessoalmente qualificaria o famoso Salmo 23 como um retrato de uma autêntica vida cristã.
O que seria da nossa vida se não conhecêssemos o Senhor exatamente como ele é, ou seja, Senhor! Seríamos nossos próprios donos e senhores do nosso destino? Isso soaria maravilhoso para alguns, mas, para aqueles que já desfrutam da preciosa comunhão com o Deus Altíssimo, absolutamente nada se compara ao privilégio de conhecer e servir a Deus entendendo que ele é Senhor.
Vejamos uma incoerência, dentre muitas outras, da vida cristã. O Salmo 23 é um dos salmos mais conhecidos e um dos salmos mais esquecidos. O fato de alguém saber recitar o primeiro versículo não significa que tal pessoa conhece o que está dizendo.
Quantos cristãos vivem uma eterna insatisfação em praticamente todas as áreas da vida? Para estes, sempre falta alguma coisa. Sempre alguém deve ser culpado por suas inquietações. Seu semblante é sempre tristonho. Sua perspectiva de vida sempre pessimista. Sempre agitado de um lado para outro, como se estivesse numa montanha russa desgovernada. Quantos estão atrás de “coisas novas” porque as “coisas velhas” não funcionam?
Eis a Palavra do Senhor, ressoando como poderosa trombeta aos ouvidos surdos de uma geração inquietante, proclamando: “O Senhor é meu (seu) pastor; nada me faltará.” O insensato insiste em dizer que falta. O verdadeiro cristão sabe que não faltará, pois Deus assim o disse em sua Palavra. Ainda que as piores coisas aconteçam, ainda que enfrentemos inúmeras dificuldades ou mesmo os nossos próprios pecados, ainda assim, temos a bendita realidade celestial declarada na Palavra de Deus e nada nos faltará, pois Deus estará conosco. É por isso que nada nos falta, pois Deus é Todo Poderoso para suprir todas as nossas necessidades, ou corrigi-las, em Cristo Jesus.
Há sempre um manancial de esperança para o verdadeiro cristão, uma vez que ele descansa em Deus. Há sempre muitas razões para alegrar-se e louvar a Deus, pois ele tem sido bondoso em todo tempo.
Muitos cristãos atribuem maior peso e significado aos problemas e dificuldades momentâneas, esquecendo-se que temos sempre muito mais para estarmos alegres do que tristes. O SENHOR É NOSSO PASTOR! Isso deveria bastar para aquietar nosso coração.
Eleitos do Senhor, ainda não perceberam que a principal mensagem do salmo 23 não são os pastos verdejantes? A principal e bendita mensagem é que, seja em pastos verdejantes, seja no vale da sombra da morte, Deus estará conosco! Jamais seremos órfãos (João 14.18). E pelo fato de Deus estar conosco, poderemos também afirmar que “bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sobre a Igreja




De tempos em tempos surgem ideias mirabolantes para estimular a fé dos fieis e a dinâmica da igreja. Em meio a esta inquietação, habitualmente surge a pergunta: “o que podemos fazer para melhorar a igreja”? Na tentativa de responder a este questionamento, o que se observa é uma tentativa sociológica, pessoal e criativa para melhorar a igreja. Raramente temos um exame sério, profundo, diligente e corajoso da Escritura Sagrada para responder a pergunta “o que fazer para melhorar a igreja”?
Sempre que nos propomos a pensar sobre a igreja, deveríamos partir da Palavra de Deus e não da nossa limitada e distorcida capacidade. A coragem para responder qualquer questionamento jamais poderia encontrar outro terreno, senão o que advém da Palavra de Deus, mesmo que isso implique em apresentar uma contracultura, mesmo que seja uma contracultura contra a própria igreja evangélica.
No início da década de 90, surgiram os famosos congressos de avivamento no meio presbiteriano, com a intenção de estimular e incentivar a igreja. O mesmo aconteceu em outras igrejas com reuniões supostamente extraordinárias. Até hoje vemos nos jornais e nas propagandas os maus frutos deste tempo. “Grande concentração de Fé”, “Grande Campanha da Prosperidade”, “Avivamento Total”, “Grande Despertamento”, “Tempos de Novidades”, e outros títulos, são algumas das propagandas encontradas.
Entramos num período de “vale tudo” para estimular a fé, só não vale usar tão somente a Palavra de Deus, a Bíblia. Pode-se usar o óleo ou a água; acreditar em absolutamente tudo o que o líder disser; depositar todas as esperanças em algum método ou seguir qualquer um dos falsos apóstolos de hoje. Só não ouse ser exclusivamente bíblico, pois isso é um crime, uma verdadeira ofensa, pois dizem que isso é coisa do passado e que os tempos são outros.
De fato, vivemos em outros tempos. Tempos maus! E, portanto, este é exatamente o tempo para refletir com integridade o ensino da Escritura Sagrada, a Santa Palavra de Deus, nossa única e suficiente regra de fé e prática. Pão e circo (entretenimento) é o que muitos estão procurando.
O que poderíamos fazer para melhorar nossa igreja? Em primeiro lugar, aquietar o coração em adoração naquilo que já foi feito na cruz do calvário por nosso Senhor Jesus Cristo. Em segundo lugar, submeter o coração em descanso na bendita realidade da soberania de Deus. Em terceiro lugar, alegrar-se com as promessas de Deus para igreja e juntarem-se aqueles que bravamente testemunharam no passado com um testemunho adequado no presente. E ainda temos um espaço especial para a oração. Orar a Deus para sustentar a liderança e levantar outros a permanecer fiéis, sendo você mesmo um destes fiéis.
Quando Jesus Cristo retornar, não pedirá um relatório das atividades criativas, nem de quantos shows foram produzidos; também não pedirá contas dos nossos planos estratégicos, mas buscará e achará exclusivamente aqueles que permanecerem fiéis.
“Venho sem demora. Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3.11.