Ambiente destinado a liberdade de expressão sobre os mais variados assuntos.

Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Salmo 11:3

Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
2 Coríntios 13:8








sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4.23

O livro de provérbios é uma coletânea de benditas instruçõs e muitas advertências. E uma das mais enfâticas advertências é sobre o coração.
Objeto de admiração entre os poetas, fonte de constante observação dos filósofos, alvo a ser atingido pelos produtores de comerciais, o coração tornou-se o devorador a ser saciado. Basta ver os enganosos conselhos dos produtos da mídia e da sabedoria popular. “Ouça o seu coração”dizem alguns; “Faça o que seu coração pedir” dizem outros; e há ainda aqueles que dizem que “não é bom ir contra o coração”.
Vemos com isso que o coração assume o papel de dar sentido aquilo que anda meio confuso. Ele torna-se o supremo tribunal para muitas decisões na vida de muitas pessoas. E, dizer que nem sempre deveríamos dar vazão ou mesmo seguir o que o nosso coração diz, parece ser um crime inperdoável, uma verdadeira afronta ao senso comum.
Como cristãos, podemos e devemos ser biblicamente orientados em todos os momentos e circunstâncias da vida. Para o cristão, o supremo tribunal não é o coração, mas a Palavra de Deus.
Observe atentamente o texto de Provérbios. Há uma ordem dada para guardarmos o coração, ou seja, para protegê-lo, a fim de impedir que ele absorva o que é contrário a Deus, pois, caso o coração seja contaminado, o ser inteiro será contaminado, e a partir de então, ou seja, contaminado, o cristão fica impossibilitado para toda boa obra (2 Tm 2.21).
Do coração procedem as fontes da vida. Ou, citando uma outra passagem: “Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mt. 12.34). Tais fontes devem estar sempre limpas, pois fomos chamados para boas obras, a fim de glorificar a Deus através do culto, que é uma expressão imediata da vida que levamos fora daquele momento de culto, que é a nossa vida natural.
Tiago inspirado pelo Espirito Santo disse que não se pode ter uma fonte onde saia água doce e salgada ao mesmo tempo (Tg. 3.12).
Que nossos dias são muito difíceis isso todos já perceberam. O que falta perceber é que estes dias difíceis podem, e muitas vezes conseguem, contaminar o nosso coração. E aí, temos inclusive algumas preocupações legítimas. Nos preocupamos com a violência, com os rumos da nossa nação, com os rumos do evangelicalismo brasileiro ou com a educação dos nossos filhos. Como se não bastasse tudo isso, ainda temos os dilemas internos, medo, ira, inveja, falta de perdão, rancor, idolatria, enfim, sãos as obras da carne (Gl. 5.19-21), que infelizmente ainda persistem em nós.
Pela graça bentida de Deus, temos um antídoto contra tudo isso. A graça é melhor do que a vida (Sl. 63.3)! E esta bendita graça de Deus nos ensina e nos proporciona liberdade para reconhecermos que nosso coração necessita de constantes cuidados.
A melhor forma de guardar o coração sempre foi a meditação e estudo da Palavra de Deus. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (Sl. 119.11).

sábado, 2 de janeiro de 2010

Honduras é a pedra no sapato do mundo.




Vamos aos fatos. Primeiro: O próprio Hugo Chaves declarou que arquitetou o retorno de Zelaya a Honduras. Segundo: Hugo Chaves confirmou que foi ele quem colocou Zelaya na embaixada brasileira. Terceiro: O Presidente Lula sabia de toda articulação. Quarto: Não houve golpe de Estado. O presidente de Honduras foi cassado pelo Parlamento e pela Suprema Corte Hondurenha, ou seja, tudo foi feito dentro da lei. Quinto: As entidades mundiais estão desesperadas porque um país minúsculo como Honduras mostrou a fragilidade do movimento revolucionário em andamento. Sexto: Honduras mostrou como se preserva a constituição do País. Sétimo: Foi muito estranho a reação do Lula... ameaçando Honduras para não “tocar” na embaixada brasileira, enquanto no episódio em que o cocaleiro Evo Morales roubou o patrimônio brasileiro, o Sr. Lula não fez absolutamente nada.
Por último, porém não menos importante, Honduras mostrou que apesar da pompa da ONU e das opiniões de botequim e das bravatas da diplomacia brasileira, continua sendo um um País soberano e não admitirá nenhuma interferência.
Já perceberam que não se noticia mais nada sobre Honduras!???
Penso que lá valeria o slogan daqui... o melhor de Honduras são os bravos hondurenhos!